PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 13 de setembro de 2011


FEBAGUAM e AGMEM presentes na 8ª Conferência Estadual de Saúde  onde santamarenses soltam o verbo



Aconteceu no dia 12 de setembro a 8ª Conferência Estadual de Saúde  e os santamarenses atingidos pelo chumbo, roubaram a cena numa entrada triunfante de mãos dadas em protesto. Este ato chamou a atenção de todos os participantes, inclusive de Jorge Solla que cedeu espaço para eles desabafarem. O blogueiro Enádio Careca, assim explica:



Uma multinacional produziu e comercializou 900 mil toneladas de liga de chumbo e gerou um passivo ambiental de 3 milhões de toneladas de rejeitos e cerca de 300 mil toneladas de escória com alta concentração de chumbo. Quando a empresa encerrou as atividades, em 1993, deixou para trás um rastro de destruição e doenças. A escória exposta a céu aberto espalhou chumbo pelas ruas, pelos rebocos das residências, no solo e na água do rio Subaé, que arrastou o metal pesado para a Baía de Todos os Santos. Santo Amaro é considerada a cidade mais contaminada por chumbo, no mundo inteiro.

Neste mesmo dia, ocorreu a posse dos novos conselheiros estaduais de saúde. O evento ainda contou com a participação de Helder Pinto do Ministério da Saúde; Otto Alencar, vice-governador do Estado da Bahia.  O secretário de Saúde do Estado Jorge Solla palestrou sobre a valorização do SUS, fazendo um balanço sobre os avanços na área no Estado, comparando o antes e o depois do governo Wagner.



Maragogipanos e representantes do município marcaram presença, vale ressaltar a presença do Dep. Luis Alberto (PT), da Secretária de Saúde de Maragojipe Flávia Priscila e dos agentes de saúde Mário Tilinga e arlos, assim como o Presidente da FEBAGUAM o GM Nelson Querino e o GM Edcarlos Diretor da AGMEM. Amanhã haverá a elaboração dos trabalhos nos principais eixos de discussão sobre a saúde do Estado.