PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FEBAGUAM REALIZA 1º FÓRUM REGIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA EM JEREMOABO (BA)‏




Aconteceu nesta sexta-feira, 27,  o I Fórum Regional das Guardas Municipais em Jeremoabo (BA), município a 380 km de Salvador. O evento contou com a participação de representantes das guardas de cidades da Bahia, Alagoas e Pernambuco. De acordo com comissão organizadora da Associação dos Guardas Municipais de Jeremoabo - BA o Fórum superou todas as expectativas, com uma participação maciça dos Guardas Municipais (GM) locais e de várias cidades da região e da Bahia como: Salvador, Feira de Santana, Jequié, Jacobina, Serrinha, Maragogipe, Retirolândia, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Coronel João Sá, Uauá, Sítio do Quinto e Jeremoabo; além de Delmiro Gouveia-AL e Petrolândia-PE. A abertura do evento contou com a participação do Prefeito da cidade, João Batista Melo de Carvalho; do Presidente da Câmara de Vereadores, Antonio Chaves; do Comandante da 3ª Cia da Polícia Militar da Bahia, de Jeremoabo, Capitão Jorge Junior; do Comandante da Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, Coronel Calaça; Nelson Quirino, Presidente da Federação das Guardas Municipais da Bahia (FEBAGUAM).
Também estiveram presentes, os secretários de Administração, Elson Bispo; da Educação Pedro Son; do Meio Ambiente, Calos Garboggini; vários vereadores, entre outras pessoas da comunidade. Mas o colorido predominante ficou por conta das fardas azuis dos GMs que superlotaram o auditório da Casa Legislativa jeremoabense.
As ações evidenciaram as mutações no contexto da Segurança Pública, e tiveram como objetivo formular um conceito junto aos participantes do papel da guarda municipal perante a sociedade, visto que um profissional conhecedor dos seus direitos e deveres vai atuar melhor junto à comunidade.
Para Nelson Quirino, Presidente da (FEBAGUAM, o Fórum foi uma oportunidade para se transferir mais conhecimento. ” Tá se discutindo a questão de guarda municipal, que é uma coisa que ficou muito restrita ao se falar na segurança pública para os municípios. Nesses congressos, quando a gente se reúne traz novidades. O ministério da justiça criou um  marco regulatório, que na verdade será uma lei para os guardas municipais. O objetivo maior desses seminários é passar essas informações, discutir; fazer o guarda entender que as ações precisam ser articuladas”.
As palestras foram proferidas pelo Alan Braga da GM de Salvador; Nelson Quirino (FEBAGUAM); Almir Santos Lima da GM de Jacobina; e Jucemir Araújo da GM Feira de Santana. Entre as palestras aconteceram debates extremamente proveitosos para o engrandecimento das ações dos GMs no dia a dia.
Para o Coronel Calaça, Comandante da Guarda de Delmiro Gouveia, o Fórum teve uma importância muito grande. “Representa conhecimento, aperfeiçoamento e capacitação da nossa guarda. Nós entendemos que só podemos desenvolver bem uma atividade, quando nós temos um conhecimento profundo dessa atividade. Não é diferente, a Guarda Municipal de Delmiro Gouveia, como as demais guardas dos outros municípios precisam ter essa sensação de conhecimento para fazer com que na prática isso seja revertido em serviço para a segurança do município”.
O encerramento do I Fórum Regional das Guardas Municipais em Jeremoabo, aconteceu às 17h30, com desfile pelas ruas do centro, com todos os guardas que participaram do evento.
O próximo fórum deverá acontecer em 2013, em Coronel João Sá, que será organizado em conjunto com o município de Pedro Alexandre. A Associação dos Guardas Municipais de Jeremoabo foi a responsável pela organização do evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, da Guarda Municipal do município e de alguns comerciantes locais.
Parabéns! O evento foi um sucesso!!!!

Fonte: FEBAGUAM