PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CE) PROMOVE CAPACITAÇÃO EM PISTOLA DE DESCARGA ELÉTRICA - TASER



No dia 16/08, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Guarda Municipal e Defesa Civil (GMF), realizou a aula inaugural do Curso Operacional de Manuseio de Pistola de Descarga Elétrica. O treinamento esta sendo coordenado pelo Instituto de Estudos, Pesquisas e Projetos (Iepro) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e as aulas serão estrategicamente elaboradas pelo Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes), também da Uece. O evento aconteceu às 9h, no auditório central da Uece, à av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi. Na ocasião estavam presentes o diretor geral da GMF, Arimá Rocha; o Reitor da Uece, Jackson Coelho Sampaio; o diretor do Iepro, prof. Roberto Pinto; e o coordenador geral do curso, prof. Horácio Frota. 
Um total de 1.000 vagas foram disponibilizadas para a Guarda Municipal de Fortaleza, e 730 guardas serão capacitados. As demais 270 vagas foram divididas entre as Guardas Municipais de Acaraú, Aquiraz, Caucaia, Euzébio, Juazeiro, Maracanaú, São Gonçalo e Sobral, entre a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS), Polícia Civil e Militar, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Federal (PF). 
Essa primeira etapa teórica é voltada exclusivamente sobre o equipamento elétrico, como sua tecnologia, manuseio, carregamento, cuidados, auditoria, cartuchos, regras básicas de segurança, entre outros. Essas aulas aconteceram de 15 à 22 de agosto, no auditório da Uece – Itaperi. Já a parte prática será ministrada por profissionais habilitados na área, com credenciamento, contratados pela Nupes, e acontecerão de 03 de setembro à 23 de outubro, em local a definir. A última fase será composta com seminários sobre Direitos Humanos, com data e local a ser definido. Os certificados serão emitidos pelo Iepro da Uece, com carga horária total de 40h/aula. 
O Ministério da Justiça (MJ) fez a doação de 270 pistolas elétricas para a Guarda Municipal de Fortaleza, com a devida autorização do Ministério da Defesa. 
Esta é a segunda vez que a instituição capacita os servidores em pistola elétrica. A primeira etapa aconteceu em 2010, onde foram treinados 200 servidores, com um total de 22h/aula. Na mesma época foram adquiridos 50 equipamentos através de convênio com o Ministério da Justiça. E, em janeiro de 2011, as pistolas começaram a serem utilizadas pela instituição após um planejamento estratégico.