PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

GUARDA MUNICIPAL DE CURITIBA (PR) REGISTRA 43% DE AUMENTO NO NÚMERO DE OCORRÊNCIAS

O número de ocorrências contra pichadores atendidas pela Guarda Municipal de Curitiba subiu bastante neste ano. De janeiro a novembro deste ano eram computados 1.025 casos. No ano passado todo foram 714 atendimentos. A alta é de 43%. Também a quantidade de pessoas flagradas e detidas subiu. Foram 199 em todo 2011 contra 364 até novembro de 2012, a metade de adolescentes.
Os flagrantes só são possíveis por meio de denúncias, já que o pichador pratica o ato em horários e locais de menor movimento. “A Guarda Municipal depende muito das denúncias, e insistimos para a população fazê-la, seja pelo número 156 da Prefeitura, o 153 da Guarda e até pelo 190 da Polícia Militar”, diz o coordenador da Guarda, Sicarlos Pereira Sampaio.
Mas apesar do aumento dos atendimentos e das detenções, basta um rápido giro pela cidade para perceber como a ação dos pichadores atinge toda cidade. na região Central é difícil encontrar alguma rua que não tenha sido pichada. “Ainda falta conscientização das pessoas que presenciam alguma pichação. Tem que denunciar, identificar o pichador. Podem ter certeza que a Guarda e a PM vão buscar”, reforça a presidente do Conselho de Segurança Área Central e coordenadora da Câmara Setorial de Segurança da Associação Comercial do Paraná (ACP), Malu Gomes.
O prejuízo provocado pelas pichações só contra os prédios públicos é grande, conta Sicarlos. “Só de repintura dos prédios é gasto R$ 1,3 milhão, segundo um levantamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente”, diz o coordenador. “Ultimamente toda a cidade é atingida por esse tipo de vandalismo, mas o Centro acaba sendo mais vulnerável ou procurado pelos pichadores”.
Punição — Quem é pego em flagrante responde criminalmente pelo ato junto à Justiça. A Guarda ainda lavra multa administrativa no valor de R$ 714,20 e a pessoa, no caso de ser maior de idade, ainda fica impedida de participar de qualquer concurso público por dois anos. No caso dos adolescentes, eles podem ser condenados a penas alternativas.

Fonte: http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2012/12/ocorrencias-atendidas-pela-guarda-de.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AmigosDaGuardaCivil+(AMIGOS+DA+GUARDA+CIVIL)

0 Comentários: