PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE TUCANO (BA) COMEMORA 11 ANOS DE EXISTÊNCIA



A Guarda Municipal de Tucano (GMT) foi criada no dia 17 de abril de 2002, na gestão do prefeito Arilton Dantas dos Santos, que realizou concurso para admissão de pessoas que atuariam no âmbito da Segurança Pública no município. O grupo iniciante e pioneiro, formado por mais de 20 pessoas, foi habilitado através de treinamento intensivo para melhor atender à sociedade tucanense. Nesse período, a GMT foi comandada pelo Sargento da Polícia Militar Antônio Pedro Miranda Cerqueira, que retornou à instituição em 2011. Com o sucesso da primeira turma e, no intuito de ampliar o efetivo da corporação, foram realizados novos concursos públicos em 2006, 2010 e 2012 na gestão de José Rubens de Santana Arruda, na qual foi aprovada a lei que regulamentou nossas atribuições e competências.
Passaram pela corporação, deixando grandes marcas de trabalho, os seguintes comandantes: Soldado da PM/BA Magnaldo Guimarães dos Santos, o Bacharel em Direito e Delegado aposentado Antônio Gonçalves dos Santos e José Richard Oliveira Cavalcante, primeiro coordenador de carreira. Atualmente, a instituição é coordenada por João Souza de Matos, também comandante de carreira, que, junto aos demais prepostos, articula ações para identificação, análise e redução de problemas que existem em nossa sociedade.
Desde a sua criação, a Guarda Municipal opera em serviços comunitários, de prevenção e repressão à violência e à criminalidade. Também atua em festas organizadas pela Prefeitura Municipal, a fim de garantir a tranquilidade dos cidadãos e dos munícipes, pois nosso dever maior é proteger o bem mais valioso deixado por nosso Criador: a VIDA, embora muitos pensem que nossa missão seja somente cuidar de bens materiais e serviços públicos.
Destaca-se, ainda, nosso trabalho no combate ao uso de entorpecentes e outras substâncias ilícitas, na preservação de locais onde ocorra algum crime/acidente, na organização do trânsito, na feira livre municipal, na mediação de conflitos, no banimento do uso de veículos automotores e ciclomotores por crianças e adolescentes, em palestras socioeducativas, na garantia e promoção dos direitos humanos e na conscientização acerca da importância de atitudes cidadãs.
Para cuidar, proteger nossa cidade e manter a ordem pública, os servidores da Guarda Municipal passam por capacitações e participam de fóruns, seminários, congressos e audiências públicas que debatem as funções desta instituição e questionam nosso “poder de polícia”, nossos valores e missões. Não somos um conjunto de indivíduos que não estudou e ingressou no serviço público simplesmente com o propósito de obter dinheiro para o sustento pessoal/familiar.
É lícito ponderar que a Guarda Municipal não desenvolve seu trabalho de forma unilateral, e sim em articulação com outros órgãos, a exemplo da Promotoria Pública, das Polícias Civil e Militar, da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setrades), da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Educação e Cultura e do Conselho Tutelar, visando sempre ações interdisciplinares de segurança dentro do município.
Enfim, observa-se que todos os serviços prestados por essa corporação de segurança são imprescindíveis para um município tranquilo, com poucos índices de violência. Uma Guarda Municipal não é criada apenas para gerar despesas ao erário público, e sim para educar, prevenir e combater as mazelas que inviabilizam nosso desenvolvimento.

Por GCM Osvaldo Alves de Jesus Júnior – Guarda Civil Municipal de Tucano/BA

0 Comentários: