PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 29 de maio de 2013

GUARDA MUNICIPAL DE SALVADOR (BA) INICIA CURSO DE DEFESA PESSOAL PARA MULHERES


Com a realização da aula inaugural, o Curso de Técnicas e Procedimentos Necessários ao Cotidiano para Mulheres (Defesa Pessoal) foi apresentado ao grande público, na tarde de ontem (27), na sede do Centro de Referência Loreta Valladares (CRLV). Resultado da parceria entre as Superintendências de Políticas para as Mulheres (SPM) e de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), o curso terá início em 4 de junho de 2013.
Presentes à aula inaugural, membros das referidas autarquias e alunas inscritas assistiram a uma breve apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal, na abertura e encerramento do encontro. A representante da SPM, Ilma Tosca, após elogiar a BMGM, consolidou a intenção de estabelecer novas parcerias, ao falar em nome da gestora do órgão, Mônica Kalile. Em seguida, a subgerente do CRLV, Doranei Alves, ressaltou que o projeto significa uma mudança de paradigma no enfrentamento das diversas formas de violência sofridas pelas mulheres.
Com a finalidade de oferecer às mulheres técnicas de defesa pessoal que facilitem sua segurança,os módulos de aprendizado também contarão com extensa carga teórica, que tratará de questões sobre cidadania e conscientização, dentre as quais a assistência jurídica e procedimentos legais perante o poder judiciário. A instrutoria ficará a cargo de Guardas Municipais. No módulo prático, as participantes aprenderão a identificar fatores possíveis e padrão de comportamento agressivo e prevenir e gerenciar crises. Além disso, o curso pretende estimular o crescimento da auto-estima das mulheres e sua capacidade de afirmação. "A cultura machista que vivemos, infelizmente, ainda estimula que na vida privada muitas mulheres mantenham certa submissão", afirma Renato Alcântara, um dos Guardas Municipais que ministrará o curso. "Pretendemos dar ouvidos a estas mulheres, que vêem de realidades tão diferentes e tratar da consciência e do papel delas ao reverter essa realidade", complementou o GM Júlio Ramos, também instrutor. "Temos grande satisfação em estarmos aqui, fazendo parte de um projeto que finalmente se concretiza ao ser elaborado por nossos agentes, e abraçado e incentivado pela Susprev", afirmou Elza Carolina, chefe do Centro de Formação da Guarda Municipal do Salvador, que representou o superintendente Francisco Edson de Araújo. 
As aulas, com início em 4 de junho, acontecem no CRLV, localizado na Rua Aristides Novis, nº 44, bairro da Federação. 

Fonte: Ascom - Guarda Municipal do Salvador/BA

0 Comentários: