PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

ATUAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL DE IGAPORÃ (BA)

Dante Santos, subcomandante da Guarda Municipal de Igaporã
A Guarda Municipal de Igaporã atua na cidade desde 1º de setembro de 2011, na qual existe uma comandante, Indiana Barros, e um subcomandante, Dante Santos. A sede provisória está localizada na Praça Bernardo de Brito.
Segundo o agente Dante Santos, o grupo passou por um período de capacitação, que durou sessenta dias, na cidade de Caetité, em 2011. Foram duas turmas em treinamento das cidades de Igaporã e Lagoa Real. O curso incluía aulas de primeiros socorros, defesa pessoal, combate a incêndio, gerenciamento de crise, aulas de trânsito e uso de armas não letais. Santos considera que passaram por um “curso completo” e enfatiza que o treinamento possuiu uma base militar, com tutores soldados da Polícia Militar baiana. Além destes, foram ministradas aulas por advogados sobre os aspectos legais da atividade.
O período de capacitação foi encerrado com uma cerimônia para entrega dos certificados de Guardas Civis Municipais (GCMs).
O trabalho dos GCMs em Igaporã envolve a proteção de instalações, bens e serviços, como a guarda patrimonial. Os agentes também possuem responsabilidade sobre o trânsito urbano, atuando de forma orientadora aos pedestres e motoristas.
Os oito agentes se revezam em turnos de 12h de serviço, por 48h de descanso. Santos informa que em conversa entre os GCMs e a Prefeita Rosana Cotrim, esta prometeu a aquisição de uma viatura, com o objetivo de melhor equipar o grupo para atuação na cidade.
Além da parceria com o poder Executivo, Santos afirma que a GCM de Igaporã possui uma relação de cordialidade, uma parceria que envolve combinação prévia para que não ocorram contradições na atuação das duas corporações.

Fonte: Radio Igaporã

0 Comentários: