PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE LAURO DE FREITAS (BA) DISSEMINA MENSAGENS DE PAZ NAS ESCOLAS DA CIDADE

Os guerreiros de farda azul marinho também disseminam a cultura da não violência entre crianças e jovens. Intitulados de “Mensageiros da Paz”, cinco membros da Guarda Municipal de Lauro de Freitas desenvolvem um trabalho nas escolas, ministrando palestras dos mais diversos temas. Em 2014 a agenda já começa movimentada. Depois do carnaval, eles farão explanações na Escola Municipal Fênix, em Ipitanga, e no Projovem de Itinga e Portão. Atualmente, a Guarda atua com 130 homens e mulheres.
Através de uma dinâmica com palestras e rodas de diálogos, os guardas abordam questões relacionadas à violência doméstica e sexual, uso de drogas, gravidez na adolescência, bulling, entre tantos outros temas de interesse da juventude. As explanações que duram uma hora não são feitas de forma aleatória. Antes do contato com os estudantes, os guerreiros fazem uma espécie de “raio x” de cada escola. O diagnóstico é elaborado em parceria com o diretor da instituição que será visitada.
“É muito importante esse bate papo que temos com os gestores. Levamos para a instituição a palestra mais adequada, de acordo com a demanda apontada pelo diretor”, pontuou o guarda e mensageiro Paulo Leite que é professor de Língua Portuguesa e Inglês. O projeto surgiu de antigo sonho da corporação. Iniciado há quatro anos, as ações são realizadas em parceria com Juizado de Menores e as secretarias do município.
De acordo com Paulo Leite, durante o encontro muitos jovens são encaminhados aos projetos sociais desenvolvidos pelas Secretarias da Juventude e Trabalho (Sejut), de Turismo, Esporte e Lazer (Setel) e Educação (Semed). “Temos ações fantásticas sendo desenvolvidas no município, mas muitas vezes os jovens e pais não tem conhecimento. Nas nossas palestras também passamos essas orientações”, complementou o guarda. Com formações diferentes, o grupo é composto pelos guardas Bruno Menezes (Tecnologia da Informação), Alex Gomes (Defesa Pessoal e Artes Maciais), Iranildes Amado (estudante de Serviço Social) e Luciana Brasil (Administração). A Guarda pretende ampliar o número de mensageiros para 15. A ideia é que com um grupo maior o trabalho possa ser feito em mais escolas. “Diretores, professores, estudantes e pais de alunos gostam muito das nossas palestras. Queremos ampliar cada vez mais as nossas inciativas”, finalizou o guerreiro.


Fonte: http://www.laurodefreitas.ba.gov.br

0 Comentários: