PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 12 de março de 2014

GUARDA MUNICIPAL DE TEIXEIRA DE FREITAS (BA) REPRESENTADA NA PALESTRA COM SUPERINTENDENTE REGIONAL DA POLICIA FEDERAL

O Subcomandante da Guarda Municipal de Teixeira de Freitas, Lucas Alves, esteve no dia 26 de Fevereiro, participando de uma palestra sobre porte de armas de fogo para as corporações de Guardas Municipais, Aspectos Técnicos e Jurídicos para a Concessão, no auditório da Secretária Municipal de Saúde de Feira de Santana. A palestra foi ministrada pelo Superintendente Regional da Policia Federal, José Rita Martins Lara, com apoio da Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos – SEPREV e da Guarda Municipal de Feira de Santana.
Com o objetivo de conversar com guardas municipais do entendimento da Policia Federal sobre a importância da formação legal das Guardas Municipais, o superintendente, em uma de suas falas fez uma revelação surpreendente sobre o papel do Guarda Municipal na sociedade.
“O homem guarda municipal, é por muitas vezes muito mais que o policial e o primeiro juiz da causa, por isso é que para nós a Guarda Municipal tem que está preparado, fazer com que o homem possa atuar em qualquer fato que ocorra na cidade, que seja criminoso ou do que seja da necessidade da população”, disse Lara.
Em relação à função da Guarda ele lembra que a guarda não é um policial. “nós já temos a Policia Militar que é a policia ostensiva, a preocupação da Policia Federal em armar algumas equipes da Guarda Municipal por exercício de suas atividades necessita dessa ferramenta que é a arma. Não é ideia da Policia Federal armar toda a Guarda, mas o guarda é a pessoa que está representando o Estado mais próximo do cidadão. É muito mais importante para a policia que esse guarda seja preparado psicologicamente para atuar sem armas na conversa e no apoio ao cidadão”, aponta.
Em nota, o subcomandante da GMTF, Lucas Alves, diz que ao participar deste evento, em companhia de mais de 23 instituições da guarda municipal, deste e de outros estados, pode constatar que a palestra, destinada a principio aos GM’s da cidade de Feira de Santana, e estendida às demais corporações pelo Secretário da SEPREV, a pedido do GM classe especial e assessor do secretário, Jucemir Araujo, que foi também o organizador do evento, tem-se a nítida ideia de sucesso. Ainda em nota ele declara ter conseguido usufruir do conhecimento do conferencista que sabiamente expos sobre o tema. Participou ativamente da palestra, propondo abordagens que inclusive surpreenderam o próprio palestrante. Disse também que Infelizmente o tempo exíguo não permitiu que todos pudessem participar. Porém ressalta a participação do GM Lino de Petrolina, do GM Nelson Querino, representante da FEBAGUAM e do comandante da GM de Lauro de Freitas, presidente do conselho Nacional de Guardas municipais.
Segundo o Subcomandante Alves, a Guarda Municipal de Teixeira de Freitas representada por ele, foi a Guarda que fez o maior deslocamento para atender ao convite. E desmitificado a impossibilidade de armar uma guarda Municipal, parabeniza a GM de Feira de Santana e ao secretario da SEPREV, Dr. Mauro Moraes, pelo empenho e afinidade com a categoria.
Concluiu agradecendo em especial ao GM Jucemir e GM Jomar que o acolheu quando de passagem no município Feirense, e que na oportunidade, não deixaram de apresentá-lo à sede da GM, ao comandante, subcomandante e todo o setor administrativo da GMTFS.
No evento compareceram corporações de diversas cidades do Estado, e inclusive de Pernambuco. Além de Feira de Santana e Teixeira de Freitas, marcaram presença a GM de Utinga, Maragojipe, Lauro de Freitas, Santo Estevão, Irará, Santo Antonio de Jesus, Jequié, Pojuca, Tucano, Santa Barbara, Alagoinhas, Serrinha, Araci, São Gabriel, Amélia Rodrigues, São Gonçalo e Petrolina (Pernambuco).


0 Comentários: