PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

sábado, 23 de julho de 2016

Prefeito erra em determinação de proibir a Guarda Municipal de Canavieiras (BA) de fazer abordagem sem fundamentação legal

O prefeito de Canavieiras/BA necessita de uma aula esclarecedora sobre legislação. Na imagem a determinação sem nenhuma explicativa que fundamente tal ordem.

Abordagem é o ato de se aproximar de alguém que esteja numa atitude suspeita, onde o ato de fazer a abordagem com a busca pessoal é legalmente permitido conforme o art. 244 do Código de Processo Penal, onde qualquer pessoa que esteja em atitudes suspeitas podem ser abordadas e passar por uma busca pessoal feita por um agente de segurança pública, e este art. 244 do CPP não diz de forma alguma que a abordagem e busca pessoal é exclusivo de uma única força de segurança pública, podendo sim a Guarda Civil Municipal no desempenho de suas atribuições e competências legais e realizando o patrulhamento preventivo dos logradouros públicos assim como das instalações municipais, em conformidade com o parágrafo 8° do art. 144 e dos arts. 3°, 4°, 5° da lei federal 13.022/14, podem abordar qualquer pessoa que apresente uma atitude que apresente algo suspeita.

Vejamos um exemplo:

Ao realizar rondas de patrulhamento preventivo na cidade próximo a uma unidade escolar às 01:45 (ou seja, neste horário uma escola mesmo com horário noturno de aulas não está funcionando) e de repente a guarnição da GCM se depara com um homem pulando o muro da escola. Cabe abordagem? Sim, pois o mesmo foi visto em uma atitude suspeita pulando o muro da escola e com um agravante num horário que não tem ninguém na escola. Então em conformidade com o art. 244 do CPP, com o art. 144 em seu parágrafo 8° e com os arts. 3°, 4° e 5° da lei federal 13.022/14 a Guarda Civil Municipal terá total legalidade em fazer a abordagem a este homem que foi visto em flagrante pelos GCM em um ato que apresentou suspeita em sua ação, e essa abordagem não necessita de mandato de busca.

Por GCM Alan Santos Braga
Guarda Civil Municipal de Salvador/BA

Diretor da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais - FEBAGUAM

0 Comentários: