PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Capelania nas Guardas Municipais: Assistência religiosa e psicológica dentro das corporações GCM

Capelania nas Guardas Municipais: Assistência religiosa e psicológica dentro das corporações GCM

Por Alan Braga

Resumo

Por meio deste artigo, mostraremos a importância da Capelania nas Guarda Municipal, podendo-se criar em qualquer corporação GCM paara atuar especificamente neste foco dando uma assistência religiosa, social e psicológica aos agentes da Guarda Municipal, mas de uma técnica, inclusive detectando e diagnosticando outros tipos de problemas e conflitos que possam esta acontecendo com o agente e em seu meio familiar, e sendo necessário direcionando e encaminhando-os para outros tipos de tratamentos.

Palavras-chave: Religiosidade, Guarda Municipal, Assistência.


Introdução

A Capelania é uma previsão de assistência religiosa garantida pela Constituição Federal de 1988, onde ganhou muita expressão nos últimos anos no Brasil, onde a mesma busca dar um estimulo no atendimento as pessoas, na qual esse tipo de serviço pode ser prestado voluntariamente em presídios, hospitais, escolas, universidades e demais instituições civis e militares.
O capelão, um termo que vem do francês “chapelain” é o responsável pelo desenvolvimento das atividades da Capelania, onde este tem o papel fundamental de ser um zelador da sociedade, buscando esta sempre contribuindo na saúde espiritual e emocional do ser humano daquela sociedade em que está alocado, fazendo também um trabalho de evangelização e pregação.


Criação e a atuação da Capelania e sua diferença para as Guardas Municipais

O que é e para que serve a Capelania? Como isso pode atuar para dar assistência aos Guardas Municipais? E existência Guardas Municipais com essa assistência de Capelania?
A Capelania é serviço social estabelecido nas entidades civis e militares que promove a assistência religiosa e de cunho espiritual para os servidores e seus familiares, principalmente para aqueles que estejam em situações de conflitos, problemas profissionais e familiares, angústias, depressão, desmotivação, e outras adversidades que possam deixam o servidor em estado de desorientação e ou confusão mental. Muito comum em órgãos militares, as Guardas Municipais também tem adotado este tipo de serviço interno para seus agentes como forma de amparo emocional e espiritual frente as diversas situações e adversidades que encontram em seu cotidiano, que é uma atividade onde os agentes das GCM tem constantemente contato com situações de estresse, conflitos, mazelas sociais, violência, transtornos e etc., e tende a mediar esses casos para buscar levar mais segurança a sociedade.
Diante de várias situações que os guardas municipais são expostos ao longo de sua vida profissional e pessoal, o trabalho assistencial da Capelania vem como um serviço preventivo, que busca o equilíbrio emocional, a segurança coletiva e de atendimento religioso para que possa ajudar a diminuir os impactos emocionais e espirituais que o cotidiano profissional, pessoal e familiar causam aos agentes que podem impactar do desempenho profissional, pessoal e familiar, promovendo com esta atividade um ambiente de bem-estar, proporcional um bom desempenho de suas funções e uma renovação espiritual e de suas energias de vida e de moralidade. Através dessa atividade também podem ser diagnosticados outros tipos de problemas que o agente da guarda municipal possa esta tendo e sendo encaminhado para os devidos tratamentos com acompanhamento assim como também sendo estendido essa atividade a seus familiares, onde também possa ser diagnosticado e está havendo um conflito familiar que possa esta afetando o desempenho profissional em sua função de guarda municipal e podendo causar outros transtornos e até mesmo doenças, tendo também seus devidos encaminhamentos para tratamentos, acompanhado dessa assistência religiosa.
Essa atividade de Capelania nas Guardas Municipais devem respeitar os arts. 5º e 19º da Constituição Federal, sobre o livre exercício dos cultos religiosos e da prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva, e com base nisso buscar a criação e seu funcional com vistas a dar amparo psicológico e religioso aos agentes da Guarda Municipal. A Capelania também tem atuações nas áreas fúnebres, esportiva, estudantil, psicológica, social
Visando dar esse apoio psicológico e religioso algumas Guardas Municipais criaram dentro da estrutura de suas corporações um setor especifico para tratar da Capelania institucional como por exemplo as Guardas Municipais de Curtiba/PR, Itapevi/SP e a Guarda Metropolitana de São Paulo.
Segue abaixo o exemplo de Projeto de Lei de criação de Capelania na Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, que pode ser adaptado para outras guardas municipais:


PROJETO DE LEI N°

Dispõe sobre a instituição do serviço de assistência religiosa na Guarda Civil Metropolitana — CAPELANIA GCM, e dá outras providências.

A Câmara Municipal de São Paulo DECRETA:

Art. 1° - Fica instituído o serviço de assistência religiosa na Guarda Civil Metropolitana — CAPELANIA GCM, subordinada à Secretaria Municipal de Segurança Urbana, com o objetivo de contribuir para o bem estar religioso e espiritual da Corporação, auxiliando os respectivos integrantes, servidores que desempenham tarefas na Corporação e seus familiares, assim como respeitando os princípios dispostos no art. 5°, VI e VII da Constituição Federal.

Art. 2° - No prazo máximo de 90 (noventa) dias da entrada em vigor da presente lei, caberá ao Comandante da Guarda Civil Metropolitana nomear um Capelão Coordenador, que deverá criar comissão provisória cuja finalidade é a elaboração do Regimento Interno, a fim de que sejam estabelecidas normas para consecução dos objetivos estabelecidos no art. 1° desta lei, em especial:

I — Estabelecer a forma de composição da CAPELANIA da GCM, que deverá ser formada, por no mínimo, um Capelão Coordenador, um Conselho de Capelania e seus respectivos membros;
II — Elaborar critérios de admissão e demissão de seus membros;
III — Estabelecer critérios de punição;
IV — Especificar as atribuições do Capelão Coordenador, do conselho de Capelania e dos demais membros de cada órgão;
V — Fixar os horários para prestação do serviço de utilidade pública;
VI — Outras normas necessárias para a consecução dos fins da CAPELANIA.

Art. 3° - O Capelão coordenador deverá ser escolhido, seguindo, preferencialmente, critérios de antiguidade na instituição; deve ser vocacionado para o voluntariado religioso a ser comprovado por, no mínimo, 5 (cinco) anos de sacerdócio e carta de referência assinada por membro imediatamente superior de sua ordem religiosa.

Art. 4° - Todos os integrantes da CAPELANIA GCM deverão atender os seguintes requisitos:

I - ser guarda municipal concursado;
II -ser membro de uma instituição religiosa por, no mínimo, 2 (dois) anos;
III- ter aptidão para o exercício do voluntariado religioso, conforme critérios a serem estabelecidos pelo Capelão Coordenador;
IV - ter conduta ilibada e excelente reputação na Corporação;
V - comprovar experiência na área sacerdotal;
VI - ser voluntário.

Art. 5° - Os integrantes da CAPELANIA GCM não serão remunerados pelos serviços de assistência religiosa, que serão considerados como prestação de serviços de utilidade pública.

Art. 6° - Os recursos necessários para a implementação da CAPELANIA GCM serão promovidos pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, dentro dos limites orçamentários fixados pelo Poder Executivo Municipal.

Art. 7° - A fiscalização para os efeitos desta lei será efetuada pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana.

Art. 8° - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Sala das Sessões,

Vereador Eduardo Tuma

Dar esse tipo de amparo as diversas situações conflituosas e de estresse que os guardas municipais vivem em seu cotidiano pode ser um meio que este profissional evite o desiquilíbrio emocional ao desempenhar sua atividade, fazendo com que tenha um desempenho melhor e mais eficiente, proporcionando inclusive uma qualidade de vida mais saudável e mais compatível com a função.

Conclusão

Conclui-se que em meio a uma atividade conturbada que é o desempenho das funções de guarda municipal em meio a uma sociedade cada vez mais violenta, e que se vive uma inversão de valores, onde as ações negativas são super valorizadas e as positivas pouco destacadas, vivendo este agente sob forte pressão desta mesma sociedade na qual o mesmo não pode cometer erros e mesmo agindo dentro da legalidade, moralidade e da ética ainda assim é questionado pelos seus atos, a capelania vem como uma importante assistência social a este agente da Guarda Municipal, dando um apoio, ajudando a buscar equilíbrio emocional, psicológico como um mediador de conflitos, e dando um auxilio espiritual para se criar um ambiente mais equilibrado e de conduta compatível a atividade.


Referências:

UNIVERSIDADE DA BÍBLIA. O que é Capelania. Disponível em <http://www.universidadedabiblia.com.br/oqueecapelania/>. Acesso em 16 jan 2017.

AMIGOS DA GUARDA CIVIL. Conheça a Capelania da Guarda Municipal de Curitiba (PR). Disponível em <http://amigosdaguardacivil.blogspot.com.br/2015/09/conheca-capelania-da-guarda-municipal.html>. Acesso em 16 jan 2017.

PROJETO DE LEI 64 DE 2013. Dispõe sobre a instituição na assistência religiosa na Guarda Civil Metropolitana- Capelania GCM e da outras providências. Disponível em <http://www2.camara.sp.gov.br/projetos/2013/00/00/0H/K2/00000HK28.PDF>. Acesso em 16 jan 2017.

BLOG GCM CARLINHOS SILVA. Serviço de Capelania da Guarda Municipal de Itapevi completa dois anos. Disponível em <http://gcmcarlinhossilva.blogspot.com.br/2010/12/servico-de-capelania-da-guarda.html>. Acesso em 16 jan 2017.


Sobre o Autor:

Alan Santos Braga
Guarda Civil Municipal de Salvador/BA
Secretário do Conselho Deliberativo da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais – FEBAGUAM

Autor dos livros “Desvendando as Guardas Civis Municipais”, “Guarda Municipal e a Proteção do Meio Ambiente” e “Guarda Municipal e a Ronda Escolar” e de diversos artigos.

0 Comentários: