PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Guarda Municipal de Salvador (BA) deve ganhar centro de monitoramento

Imagem do Centro de Monitoramento da Guarda Municipal de Jundiaí/SP que ajuda a diminuir e eludir vários crimes na cidade. Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí/SP

A Guarda Civil Municipal de Salvador deverá receber um centro de monitoramento patrimonial com recursos do Prodetur, no acordo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). As regiões da Avenida Sete de Setembro, Barra, Orla de Stella Maris/Praia do Flamengo e Centro Histórico deverão receber câmeras de videomonitoramento. Os investimentos são da ordem de R$ 1,2 milhão. O secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, explicou que a prefeitura quer incluir no sistema os equipamentos de imóveis residenciais e comerciais que estejam voltados para a rua. O cadastramento foi publicado na forma de lei municipal, no último dia 8 de junho, e alega “preservação da segurança, de furtos e roubos, atos de vandalismo, violência”. “Os proprietários de estabelecimentos que possuem câmeras voltadas para a rua poderão dispor desses equipamentos para incorporar no sistema de monitoramento da Guarda Municipal. Faz parte da inclusão do investimento junto com Prodetur. A prefeitura vai solicitar o cadastramento dos proprietários que possuem câmeras voltadas para a rua, para, se quiserem, liberar o acesso”, explicou Passos. Ainda não há prazo para implementação do centro de monitoramento, mas deve acompanhar o período de obras do Prodetur – que deve durar entre um ano e meio e dois anos. O secretário também não soube informar se a central da Guarda Municipal será integrada ao Centro Operacional de Inteligência (COI), inaugurado no ano passado. “Isso é segurança patrimonial, não pública. (...) Não é que deixa de colocar homem na rua, mas consegue ter foco e abertura maior pra visão de toda a extensão do que vai ser abarcado pelas câmeras.
No Centro, a Polícia Militar faz isso com bastante eficiência, que ela tem centro de monitoramento na cidade, a gente vai ter centro de monitoramento de áreas públicas”, acrescentou Passos. Segundo o secretário, a medida desencadeará redução de custos pra prefeitura e ampliação do atendimento à população pelos guardas municipais.

Texto por: Bahia Notícias

0 Comentários: