PEC 534 APROVADA JÁ!!!

PEC 534 APROVADA JÁ!!!

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

A formação de um agente de segurança pública municipal

É aí que podemos invocar os velhos ditados que dizem, "a pressa é inimiga da perfeição", " o apressado come cru", e tantos outros dizeres que criticam a pressa. Uma pressa que tanto parte das Prefeituras quanto dos próprios futuros guardas municipais.
Para as Prefeituras, salvo aquelas que entendem a complexidade da formação desses servidores, quanto antes eles estiverem nas ruas, nos prédios e nas praças, melhor. Pois, entendem que 30, 40 e até 50 dias, são suficientes para se formar um GCM. 
Para nosso espanto, ainda existem aqueles que já estão ou assumirão o cargo, que concordam com esse pensamento irresponsável. Haja vista, que enxergam o novo emprego como um "bico" formalizado. Para eles, a maior preocupação é como irão fazer para que o período de formação não atrapalhe seus "trabalhos" atuais. Então porque fizeram o concurso para GCM? Será que é apenas pela tal da "estabilidade financeira"? Será que é apenas pela farda bonita e a possibilidade de ter a arma na cintura?
Observamos que a Lei 13.022 sugere que seja utilizada a Matriz Curricular Nacional para Formação de Guardas Municipais. Uma matriz que tem no mínimo 520 horas. Quando não completada por matérias de interesse no próprio município, dispositivo respaldado pelo próprio Estatuto Geral das Guardas Municipais.
Será que em 90 dias conseguimos aplicar aquilo que está contido na 13.022 e na Matriz Curricular? Porque a pressa de formar bem o futuro GCM?
Agentes de segurança pública estaduais passam no mínimo 180 dias em cursos de formação, e ainda sim cometem deslizes durante as suas carreiras. Será que o GCM é menos importante que esses agentes e por isso podem ser formados de qualquer jeito???
Onde ficam as instruções que contemplam matérias operacionais de segurança pública, código de posturas do município, geografia municipal, instrução avançada de socorros de urgência, redação oficial, gerenciamento de crises, aplicação de tecnologias para auxilio do serviço GCM? Que pressa é essa? Pressa que vem dos executivos municipais e apoiados pelos profissionais que integram e integrarão as fileiras da GCM.
O fator "saber o que é, e, o que quer ser", é preponderante e imperativo para aqueles que estão ou que irão entrar em uma guarda civil municipal.
Se dizer profissional de segurança pública, apenas pela utilização de fardamento, colete balístico, "arma de choque" ou arma de fogo, é muito fácil. Quero ver é saber o que é um guarda mato, rcp, poder de polícia, segurança interna e externa, AIT, etc, etc e etc.
Tudo bem, não sou guarda municipal, sou um milico intrometido. Sou um errado em pensar que agente de segurança pública é um só. Essa coisa de "juntos somos fortes" e "união faz a força", é coisa bonita só de se falar e escrever, pois a prática é descartável.
Sem pressa pessoal, pois, mais importante que vestir a farda, por a arma no coldre, é voltar pra casa. E aqueles que dominam a técnica, são os que tem mais chances de retornar ao lar, vivos.
Senhores " chefes de executivo municipal", apertem seus assessores. Os senhores irão ter um custo muito maior, no futuro, por terem tirado o bolo do forno antes do tempo. Cuidado com essas "empresas" que oferecem milagres em 90 dias. Respeitem a instituição G.C.M.

Guardas e futuros guardas; se respeitem também.



Por Ricardo Noronha

0 Comentários: